Peddle Thorp Architects submeteram para aprovação sua proposta para a Torre Residencial em Moray Street, Melbourne. Com 1.173,5 metros quadrados, o edifício Sol Invictus é envolvido inteiramente em painéis solares, atingindo 10 vezes mais área de superfície solar do que um telhado tradicional. A fachada pode alcançar até 5.000 metros quadrados de painéis solar e é conectado a um sistema de armazenamento por bateria.
Além de apartamentos maiores e mais visualmente atraentes e com mais comodidades, o projeto procurou soluções de ponta para energia solar e eólica. Para isso, a torre principal do Sol Invictus é curva para a máxima exposição à luz solar e às cargas de vento, ampliando o potencial de ganhos de energia renovável. A fachada inclui células fotovoltaicas pretas, que funcionam de forma ideal em luz solar intensa, enquanto que o vidro fotovoltaico no painel envidraçado funciona melhor em condições de sombra. O topo do edifício abriga turbinas eólicas que absorvem altas cargas de vento.
O projeto mitiga outras questões do terreno, como limitar a presença da rodovia vizinha com iluminação de aspecto direcional e um saguão que amplia a borda da rua. Além disso, Sol Invictus anima a comunidade conectando os subúrbios à cidade central e incluindo amenidades públicas.
Notícia via: Peddle Thorp Architects